quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

História

História da Reitoria UFC



A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi criada em dezembro de 1954 e instalada a 25 de junho de 1955. Nos dias atuais se coloca entre as maiores e melhores instituições federais de ensino superior do País, reunindo o maior contingente de mestres e doutores do meio acadêmico cearense e assumindo a liderança em produtividade científica e na abrangência das atividades extensionistas.
Em Fortaleza, as atividades da UFC são concentradas em três campi (Benfica, Pici e Porangabuçu), além de possuir mais três campi no interior do Estado, localizados em Sobral, na região do Cariri (nas cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato) e Quixadá.
A Universidade reúne no quadro efetivo de seu corpo docente, 1.391 professores, dos quais 865 são doutores e 388 são mestres. Eles se distribuem entre 54 departamentos. Até o presente, a UFC formou cerca de 65 mil profissionais de nível superior, enriquecendo com novos talentos o mercado de trabalho do Ceará e estados vizinhos. Hoje, são oferecidos 69 cursos de Graduação, em que estão matriculados 22.500 alunos. Em 2007, a Universidade começou a ofertar cursos de graduação na modalidade semi-presencial, com 818 vagas distribuídas entre os cursos de Administração, Química, Matemática e Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa).
Na pós-graduação, a UFC oferece 86 cursos de especialização, 46 cursos de mestrado acadêmico, oito cursos de mestrado profissional e 25 cursos de doutorado. Os programas de pós-graduação envolvem 250 grupos ativos de pesquisa. Seu plano de ação para essa área inclui núcleos temáticos que reúnem os novos grupos àqueles já instalados na Universidade, a fim de atender as necessidades regionais. Dentre as áreas pesquisadas estão as de Biotecnologia, Fármacos e Medicamentos, Petróleo e Gás Natural, Energias Alternativas, Siderurgia, Ecologia e Meio Ambiente, Trópico Semi-Árido, Estudos da Pobreza, Economia Regional, Estudos Sociológicos e Políticas Públicas para o Nordeste, Memória da Ciência, Tecnologia da Informação e Floricultura.
A UFC desenvolve ações junto a comunidades urbanas e rurais sob a forma de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços. A extensão universitária, como processo educativo, cultural e científico, envolve os alunos, oferecendo-lhes a oportunidade de atuar em questões prioritárias da sociedade, o que contribui significativamente para a sua formação social e acadêmica e para o desenvolvimento de comunidades participantes. Um de seus mais importantes projetos é o das Casas de Cultura Estrangeira, considerado o maior projeto de extensão no ensino de línguas da Universidade brasileira. Cinco mil alunos estão matriculados e além do ensino de idiomas, têm a possibilidade de vivenciar um intenso programa de intercâmbio cultural com os países representados. São seis as Casas de Cultura: Alemã, Britânica, Francesa, Hispânica, Italiana e Portuguesa.


Fonte de Pesquisa: UFC - Universidade Federal do Ceará

História do Bairro Benfica

O Benfica é um bairro muito peculiar de Fortaleza. Sua principal marca é a presença do Campus do Benfica (Humanas) da UFC. Fora ele, a UFC tem mais dois campi: O do Pici (exatas) e o do Porangabussu (Saúde).O campus fica encravado no bairro. Para se locomover por entre as unidades é preciso atravessar ruas e Avenidas. O bairro também abriga o CEFET, algumas escolas e sedes de partidos, o que dá um clima bem acadêmico e politizado à região.Quase não há verticalização por aqui e creio que vai ser assim por muito tempo. Os terrenos, em sua maioria, ou são pequenos demais (casas) ou enormes (universidade).


Vamos conhecer o Benfica ...


1. Começemos pela reitoria (aqui fica o gabinete do reitor)


2. Um dia havia uma senhora benzendo-se e rezando defronte a estatua. Certamente a bichinha pensava que era algum padre ou santo.




3.

4.Carnaúba, eleita a árvore símbolo do Ceará. Suas folhas estão presentes no brazão da UFC

5.

6.
7.Concha acústica. Palco de colações de grau, calouradas e outros eventos.

8. Ao fundo os prédios do vizinho bairro de Fátima .

9.Residência universitária.

10.Pracinha da gentilândia


11. Uma rua do bairro



12.Casa de Cultura Alemã.


13.A maioria dos prédios da universidade é tipo este. Blocões. Desse lado ficam a História, Psicologia, comunicação social.

14.Torrinha


15.FEAACS (Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado)


16.Shopping Benfica

Espero que tenha gostado de conhecer um pouco mais do Bairro Benfica.

Um comentário:

  1. Adorei o site explica tudo o que eu queria além de adorar o site adorei o fundo.Parabéns

    ResponderExcluir